Alarmística

O operador do sistema, com recurso a um editor de regras, pode definir/editar regras de alarmes baseadas em parâmetros dos vários sensores.

As regras (do tipo “if-then”) podem ter componentes temporais (por exemplo “IF Temp_sala_1 > 40 DURING 5 seconds THEN alerta_fogo_Sala_1”) e podem ser formadas por expressões booleanas sobre parâmetros (com “AND” e “OR” e parêntesis). 

Os parâmetros disponíveis são parâmetros extraídos diretamente dos sensores (e.g. nível de temperatura, deteção de água) ou parâmetros derivados do processamento efetuado por agentes de software (e.g. presença de pessoa numa sala, ou deteção de incêndio derivados de uma câmara de vigilância). Adicionalmente o sistema permite a criação de parâmetros calculados simples (e.g. temperatura média numa zona considerando os vários sensores de temperatura ativos)  ou mais complexos (recorrendo a fórmulas e algoritmos de cálculo complexos).

Uma regra de alarme tem também associado um conjunto de ações a realizar, nomeadamente a notificação de vigilantes da especialidade necessária para lidar com o evento e/ou o alerta das forças de segurança mais adequadas.