Principais características

O DVA distingue-se dos restantes sistemas de video vigilância porque analisa não só informação proveniente de câmaras, mas também de outros tipos de sensores (e.g. ultrasons, temperatura, CO2) e com base na localização destes e recorrendo ao seu sistema de inferência, deteta situações emergentes. Nesse caso o operador é dirigido para estas situações sem ter de se dispersar pela análise e monitorização de todo o sistema.

Este serviço inovador de monitorização e controlo contribui para o aumento da segurança de pessoas e bens, através de uma abordagem baseada em agentes de software com capacidades sensoriais de processamento, de reação e de comunicação.

A articulação de diversas componentes autónomas que cooperam entre si constitui um modelo integrado de vigilância capaz de exibir Inteligência Coletiva no desempenho de funções.

A partir do momento de deteção de ocorrências é ativado o acompanhamento e, consoante o tipo de risco, emitido alerta direcionado para as autoridades competentes pela resolução do mesmo.

A comunicação com os agentes de segurança locais é efetuada através de telemóveis ou tablets, e com as forças de segurança externas através de integração com serviços de SMS e serviços “web”.

Assim, com o DVA, é possível detetar diferentes tipos de eventos, tais como:
  • Intrusões;
  • Fogo;
  • Gás;
  • Terramotos;
  • Inundações.
O sistema tem ainda capacidade Plug and Play (que permite a ativação de algoritmos quando são detetados novos módulos no sistema) possibilitando a  resposta e reação coletiva específica a um evento, considerando a proximidade dos elementos e dos locais do acontecimento.